Venha nos fazer uma visita
Av. Sete de Setembro, 254 – Icaraí - Niterói
Tel.: 2610-7846 / 2710-4651 / 36292066 / 36292067
ELETROCARDIOGRAMA
Princípios fisiológicos
O aparelho registra as alterações de potencial elétrico entre dois pontos do corpo. Estes potenciais são gerados a partir da despolarização e repolarização das células cardíacas. Normalmente, a atividade elétrica cardíaca se inicia no nodo sinusal
(células auto-rítmicas) que induz a despolarização dos átrios e dos ventrículos.
Esse registro mostra a variação do potencial elétrico no tempo, que gera uma imagem linear, em ondas. Estas ondas seguem um padrão rítmico, tendo denominação particular.
Entende-se por eletrocardiografia o registro dos fenômenos elétricos na superfície corpórea, que se originam durante a atividade cardíaca, a eletrocardiografia essencialmente inclui a avaliação do ritmo cardíaco, freqüência cardíaca e as ondas P-QRS-T. Em razão disso, é o exame complementar mais recomendado para a avaliação de arritmias cardíacas e desordens de condução do estímulo elétrico.
Indicações:
- Avaliação preliminar do aumento de câmaras cardíacas, por dilatação ou hipertrofia;
- Avaliação secundária de miocardites, anomalias congênitas ou adquiridas, detecção da presença de insuficiência cardíaca e a identificação de efusão pericárdica;
- Avaliação do efeito de medicamentos que atuam diretamente sobre o coração, como os digitálicos, e qual a droga mais recomendada no caso de sedação e/ou anestesia geral;
- Avaliação cuidadosa do sistema cardiovascular e o diagnóstico de cardiomiopatias, quando associada à radiografia torácica, medição de pressão arterial sistêmica e ecodopplercardiografia.
ECODOPPLERCARDIOGRAMA
A ecodopplercardiografia é um dos meios diagnósticos de maior valia na clínica cardiológica. Permite avaliar as estruturas internas do coração, a função cardíaca, as dimensões das câmaras (átrios e ventrículos) e grandes vasos como as artérias aorta e pulmonar. Abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultrassom.
O ecodopplercardiograma apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.
Indicações:
- Definição das dimensões das cavidades cardíacas e da espessura de suas paredes;
- Detecção de origem de sopros, que podem ser causados por cardiopatias congênitas e adquiridas;
- Avaliação de fluxos transvalvares e de grandes vasos;
- Avaliação morfo-funcional das valvas átrio-ventriculares (mitral e tricúspide) e ventrículo-arteriais ou semilunares (aórtica e pulmonar).
- Quantificação de debito cardíaco e contratilidade miocárdica;
- Avaliação de função diastólica;
- Diferenciação entre cardiomegalia e efusão pericárdica; análise da anatomia do pericárdio.
- Detecção de neoplasias intra e extracardíaca;
- Definição da anatomia das cardiopatias congênitas. Detecção de “Shunts”
- Pesquisar a presença de trombos intracavitários e imagens sugestivas de vegetações.
Observações:
Muitas vezes, é a ecodopplercardiografia que permite o diagnóstico preciso da cardiopatia e, conseqüentemente, um direcionamento clínico e/ou cirúrgico adequado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
<< Voltar