Mapa

Venha nos fazer uma visita
Av. Sete de Setembro, 254 – Icaraí - Niterói
Tel.: 2610-7846 / 2710-4651 / 36292066 / 36292067
      Outras Especialidades:
Patologias Tratadas

Desordens Osteomusculares

Desordens Neurológicas

Técnicas Empregadas na Fisioterapia

Laserterapia (Fototerapia)
Utilização de laser de Arseneto de Gálio e Helio Neônio para o tratamento de acometimentos álgicos, inflamatórios, na regeneração tecidual, revascularização, entre outros;

Sonidoterapia
É a utilização de ondas sonoras que são produzidas a partir da transformação da corrente "comum" em corrente de alta-freqüência. Emite ondas ultra-sônicas, produzindo uma ação mecânica vibratória a nível celular.

Possui efeitos específicos devido a sua absorção seletiva por alguns tecidos, tais como: ossos, articulações e tendões. Provoca o aumento da circulação sanguínea da região vibrada, afrouxamento de retrações fibrosas e liberação de substâncias analgésicas.

Cinesioterapia
Tem o objetivo de promover a atividade quando e onde for possível, minimizando os efeitos da inatividade, corrigindo a incapacidade de músculos específicos ou grupos musculares e reconquistando a amplitude normal do movimento da articulação.

  1. Passiva
    Alongamento, retirada de bloqueio articular, facilitação neuro-muscular, estimulação neuro-sensorial, dissensibilização neuro-sensorial, manipulação articular vertebral e periférica, retirada de aderência cicatricial e massoterapia(tração, deslizamento, estiramento).

  2. Ativa
    Assistida - Fortalecimento muscular que obrigatoriamente deve ser progressiva e é utilizada nos casos graves, propriocepção ( esta técnica associada à anterior é denominada de proteção articular) e reeducação postural e funcional.

    Livre - Fortalecimento, propriocepção (ambas em pacientes com grau 4 de força muscular) e início da reeducação funcional fina.

    Resistida - Fortalecimento e profilaxia nos pacientes que já têm grau 5 de força muscular, utilizada principalmente em desequilíbrios antero-posterior, latero-lateral, de grupos antagônicos ou em pacientes com lesões em apenas um membro causado por trauma, cirurgia ou processos reumatológicos

Eletroterapia
São métodos de tratamento em que usamos diretamente a eletricidade para o tratamento de lesões e disfunções motoras. Através dessas correntes, temos a finalidade de causar a estimulação neuromuscular, o reestabelecimeto de comando nervoso, o fortalecimento muscular específico, a ação analgésica, anti-inflamatória, a regeneração tecidual e a aceleração da regeneração Valeriana (nervos periféricos).

Termoterapia
É o tratamento que se utiliza o frio ou o calor, com fins terapêuticos. O frio tem seu uso específico em patologias inflamatórias iniciais, inibindo a hipoxia secundária e proporcionando analgesia, como pré-cinético e no pós-cirúrgico ortopédico. Com o calor, utiliza-se desde técnicas como a bolsa de água quente, piscina aquecida, até técnicas mais sofisticadas como o infra-vermelho e principalmente, o microondas. Podendo assim, tratar de forma superficial ou profunda nossos pacientes. Esta técnica se presta principalmente para o tratamento de lesões crônicas, como pré-cinético, facilitador cinético e como acelerador de processos inflamatórios


Acupuntura Veterinária


Uma das técnicas utilizadas na medicina tradicional chinesa. Entre outras, podemos citar a fitoterapia chinesa, o tuina, a dietética, a ortopédica chinesa e o Qi Gong. Estas técnicas se originaram na China há aproximadamente 3.000 anos antes da era cristã.

A Acupuntura Veterinária se desenvolveu em paralelo a acupuntura humana, devido a grande importância dada aos cavalos que faziam o transporte dos imperadores.

Essa técnica é baseada no uso de agulhas, aquecimento com artemisia, correntes elétricas, laser e outras formas de estímulos, que são usados sobre os pontos chineses com o intuito de harmonização das energias Yin e Yang, existentes no corpo dos animias e na natureza. Esta harmonização pode ser vista cientificamente como uma homeostase psico-neuro-imuno-humoral do corpo do paciente, levando-o ao estado de saúde através de resposta a estes estímulos específicos , que são aplicados sobre pontos pré determinados, segundo a filosofia e a fisiologia da medicina tradicional chinesa.

É necessário um diagnóstico preciso, onde é levado em conta, não só técnicas diagnósticas ocidentais, mas o exame da língua e do pulso. Com vários séculos de comprovação de eficiência, a acupuntura tem demonstrado extrema eficácia no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, tornando-se assim um dos mais importantes meios terapêuticos no combate a elas.

Acupuntura Veterinária é o recurso terapêutico mais conhecido da Medicina Tradicional Chinesa no Ocidente. O termo acupuntura vem do latim acus, que significa agulha, e pungare, que significa inserir, furar. Desse modo, a prática desta terapia consiste na inserção de tipos especiais de agulhas em locais precisos do corpo, visando à introdução, à mobilização, à circulação e ao desbloqueio da Energia, além da retirada das chamadas Energias Turvas (perversas), promovendo a harmonização, o fortalecimento dos órgãos, vísceras e do corpo, com o intuito de prevenir ou tratar doenças.

Principais indicações (somente doenças funcionais e reversíveis):

Duração do Tratamento e Observações
Para problemas crônicos, aplicação uma vez por semana, com tratamento durando, normalmente, 4 a 8 semanas. Uma vez que a condição fique sob controle, a freqüência de aplicação diminui para sessões quinzenais; depois, mensais, até que se alcance uma manutenção trimestral e, até mesmo, semestral. Cada sessão dura em torno de 40 a 60 minutos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

<< Voltar

Comodo Design© 2010 PCA - Centro de Diagnóstico Veterinário. Todos os direitos reservados.